O Grupo Parlamentar do Chega Açores agendou para a próxima semana um debate de urgência sobre a capacidade de resposta da Região em caso de catástrofe.
O objetivo é perceber, junto do Governo Regional, se os Açores estão preparados para agir em caso de catástrofe.
O partido refere que os recentes acontecimentos no continente português, que deixaram populações isoladas, sem eletricidade e sem comunicações, com a destruição de habitações e infra-estruturas, são um aviso para a prevenção e para a necessidade de protocolos de atuação fiáveis para a salvaguarda de todos.
Para o líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, trata-se de perceber o que está a ser feito ao nível da prevenção”.
O Chega quer saber também se existe um plano de emergência atualizado e operacional, para colocar em prática quando houver necessidade, se continuará a haver comunicações entre as forças de segurança e os meios de socorro se houver essa necessidade e como serão feitas evacuações se for necessário, ou mesmo como vão ser abastecidas as populações se ficarem isoladas”.
Para o líder parlamentar, este debate de urgência é uma forma de alertar para a vulnerabilidade de vivermos em ilhas, mas também, garantir que tudo está operacional em caso de necessidade.
Chega/RP
