História

A 1 de Janeiro de 1987 a Rádio Pico fez a sua primeira emissão para o Concelho da Madalena. Na altura ainda uma rádio pirata, com a iniciativa de Manuel Cristiano Amaral e Simas, sendo deste todo o equipamento existente na altura. A Rádio Pico nessa altura situava-se no antigo Externato Particular da Madalena.

Manteve-se sobre esta condição durante alguns meses até que foi elaborada a Lei da Rádio sobre as frequências. Abriram-se candidaturas ao concurso sobre as frequências no Concelho da Madalena ao qual a Rádio Pico concorreu. Ganhou e passou a usar a frequência 100.2, tendo-se posteriormente legalizado. No mesmo ano, em Abril, foi criada a Cooperativa de Radiodifusão do Pico, sendo os seus sócios fundadores Jorge Bento Melo da Terra, Manuel Cristiano Amaral e Simas, Renato Manuel Ataíde Nunes da Silva, Renato Bettencourt Ferreira, Eduardo Rogério Coucelos Goulart Sarmento, José António Marcos Soares, Fernando da Silva Teixeira, Padre Raimundo Garcia Bulcão Duarte, Rui Luís Fernandes Martins, Hélder Manuel Pinheiro Ávila Neves, José António Rodrigues de Castro e Vital da Rosa Gonçalves.

Já oficializada, mudou-se para novas instalações, um edifício cedido graciosamente pelos Bombeiros Voluntários da Madalena, com novos emissores e equipamentos. Nestas instalações foi criado um estúdio especialmente preparado para emitir rádio.

Aí começaram a ser iniciadas as primeiras coberturas desportivas e de acontecimentos sociais da ilha. Manteve-se nestas instalações até Junho de 1995, altura em que mudou para a Avenida Machado Serpa para novos estúdios, cedidos pela Câmara Municipal da Madalena. Nas novas instalações modernizou o seu equipamento, tendo-se tornado numa rádio on-line em 2003, adquirindo novas frequências (107.7 na zona norte do concelho e 101.9 na zona sul do concelho, esta ulima mudou recentemente para 90.2) em Maio de 2004.