Devido às condições meteorológicas adversas, várias aves marinhas arrojaram nos Açores.
A notícia é avançada pelo Governo Regional, que informa que a situação está a ser acompanhada pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), autoridade ambiental para o meio marinho na Região.
Segundo a mesma fonte, até ao momento, foram registados mais de 80 arrojamentos de tordas-anãs (Alle alle), uma espécie que, apesar de invernar em águas açorianas, em condições normais raramente é observada em terra.
Estes episódios associam-se geralmente a períodos de mau tempo, estando igualmente documentado noutras regiões do Atlântico Norte.
Até ao momento, foram contabilizados sete exemplares nas Flores, nove na Graciosa, 55 no Faial, 16 no Pico e duas na Terceira. A maiorias das aves encontravam-se já mortas, apresentando sinais de exaustão extrema e desorientação, sem capacidade para regressar ao mar.
Das ocorrências registadas, cinco aves foram avaliadas e alvo de cuidados veterinários, tendo sido possível a recuperação e libertação de um exemplar na ilha das Flores.
GRA/RP
