As operações marítimas na Região Autónoma dos Açores encontram-se condicionadas há mais de duas semanas, em virtude da ausência de condições mínimas de segurança que permitam a navegação e a atracagem de navios em vários portos do arquipélago.
Esta situação, segundo o Governo Regional, resulta dos sucessivos episódios de instabilidade meteorológica, amplamente documentados, que têm afetado não apenas o território continental, mas também os Açores.
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que o Governo está a acompanhar a evolução do cenário e mantém um contacto contínuo com os armadores, com o objetivo de restabelecer, logo que possível, o regular transporte marítimo de mercadorias entre as diversas ilhas.
Contudo, a retoma plena da operação marítima apenas será quando se verificarem condições efetivas de segurança, o que não sucede atualmente devido à passagem da depressão Leonardo, responsável pelo acentuado aumento da intensidade do vento e pela forte agitação marítima que se faz sentir em praticamente todo o país.
O Governo dos Açores garante que vai continuar a monitorizar a situação, reiterando que o transporte regular de mercadorias será restabelecido apenas quando estiverem reunidas condições de segurança para a navegação.
GRA/RP
