Foi publicado esta semana em Jornal Oficial o despacho da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas que determina a criação do grupo de trabalho para a ampliação da pista do aeródromo da ilha do Pico.
Este grupo surge na sequência das conclusões do estudo prévio entregue em outubro de 2023, que apontavam para a necessidade de estudar soluções técnicas complementares capazes de garantir maior operacionalidade nas aproximações e aterragens, reduzindo cancelamentos e aumentando a capacidade comercial, de carga e de passageiros.
Concluído o estudo complementar, em janeiro de 2025, e obtidos os pareceres, inicia-se agora uma nova fase.
O grupo de trabalho é composto pelos Diretores Regionais da Mobilidade e das Obras Públicas, um vogal do Conselho de Administração da SATA, um representante da SATA – Gestão de Aeródromos, o Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores e a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Ilha do Pico.
A missão deste grupo passa por avaliar e decidir a melhor solução técnica, definir um calendário de execução e identificar os meios de financiamento para um projeto estruturante para a mobilidade, a economia e o futuro da ilha do Pico.
MLP/RP
