O grupo parlamentar do PSD/Açores sublinhou, terça-feira, que o crescimento económico, “acima da média nacional”, registado na Região, se conseguiu “com contas públicas responsáveis e uma ação equilibrada do Governo da Coligação”.
Os dados constam no Relatório “Evolução Orçamental das Regiões Autónomas em 2024”, da autoria do Conselho das Finanças Públicas, onde se destaca que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores “cresceu 2,3% em termos reais, superando em 0,2 pontos percentuais o crescimento da economia nacional, que se situou nos 2,1%”, adianta.
Quanto ao agravamento do défice da Região Autónoma dos Açores, “o conjunto da Administração Regional manteve um saldo equilibrado em termos relativos, equivalente a 0,0% do PIB nacional, assegurando que os Açores não contribuíram para a redução do excedente orçamental do conjunto das Administrações Públicas, que diminuiu 0,8 pontos percentuais do PIB em 2024”.
Joaquim Machado assegura que “há plena consciência dos desafios que permanecem, nomeadamente a necessidade de continuar a reforçar a eficiência da despesa pública e a consolidação orçamental a médio prazo. Mas os dados agora conhecidos confirmam que os Açores seguem um caminho de crescimento económico sustentado, com contas públicas mais sólidas e uma maior confiança no futuro da Região”.
PSD/RP
