A PSP dos Açores está com a operação “Violência? Não, obrigado!”.
A operação, que decorre até 30 de janeiro junto da comunidade escolar, tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para temas como a violência em contexto escolar, o uso e posse de armas e a delinquência juvenil. Com esta operação, a PSP associa-se ainda ao Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se celebra a 30 de janeiro.
Durante o decorrer das ações de sensibilização, além de ser caracterizada a delinquência juvenil e de ser explicado aos alunos o que os pode levar a adotar comportamentos violentos, bem como as consequências dos mesmos, são ainda alertados para o facto de, apesar de serem menores, se praticarem factos que possam ser qualificados como crime, haverá consequências que poderão interferir com o seu futuro.
Na ilha do Pico, a primeira sessão decorreu terça-feira, com alunos da Escola Profissional do Pico, sendo conduzida pela chefe Cecília Pinto, que levou à reflexão sobre a prevenção da violência e a promoção de comportamentos seguros e responsáveis e pela agente Zenaida Sousa, que reforçou a importância da educação para a cidadania e do papel das forças de segurança na construção de uma comunidade mais consciente e protegida.
PSP/RP
