Os portugueses são chamados às urnas no dia 18 de janeiro para elegerem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa.
Ao todo são 11 os candidatos a presidente da república - André Ventura do Chega, António Filipe do PCP, António Seguro do PS, Catarina Martins do BE), João Figueiredo da IL, Jorge Pinto do Livre, Luís Marques Mendes do PSD, Henrique Gouveia e Melo, André Pestana, Humberto Correia e Manuel João Vieira.
Todos os cidadãos portugueses, maiores de 18 anos, devem cumprir com o seu direito de voto, entre as 8 horas e as 19 horas, desde que estejam inscritos no recenseamento.
No domingo anterior, ou seja dia 11 de janeiro, pode também fazer o seu voto antecipado . Para tal basta comunicar a sua intenção entre os dias 04 e 08 de janeiro através de meio eletrónico em www.votoantecipado.pt ou por via postal, dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, em Lisboa.
No dia 08 de fevereiro, haverá um segundo sufrágio ao qual concorrem os dois candidatos mais votados. Nesta segunda volta, é eleito o candidato que obtiver maior número de votos.
