O Município da Madalena aderiu à Campanha SOS Cagarro com a criação de uma brigada noturna de salvamento, que se irá reunir esta quinta-feira nos Paços do Concelho, para percorrer as áreas onde habitualmente há maior aglomeração e atropelamento desta ave marinha.
Com o intuito de preservar esta espécie protegida, os voluntários da Autarquia irão percorrer todas as quintas-feiras o Concelho de lés a lés, resgatando os cagarros em perigo, que serão posteriormente libertados num local seguro junto ao mar.
Também o Município das Lajes do Pico associou-se à campanha SOS Cagarro, em colaboração com as Juntas de Freguesia. Serão realizadas “Brigadas de Salvamento de Cagarro”, por freguesia, abertas à participação pública.
A Autarquia Lajense vai disponibilizar ainda uma viatura de apoio às brigadas noturnas, às sextas-feiras, para apoio nas patrulhas noturnas em todo o concelho, em colaboração com os Montanheiros e o Agrupamento 770 das Lajes do Pico.
Para todos os voluntários existem caixas disponíveis de salvamento de cagarros no quartel dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
Recorde-se que cerca de 75 por centro da população mundial de cagarros estão nos Açores, albergando cerca de 188 mil casais reprodutores, tornando-se vital a proteção e conservação destas aves nas nossas ilhas.
