Os deputados do Partido Socialista eleitos pela ilha do Pico, Mário Tomé e Marta Matos, acusaram ontem o Governo Regional de continuar a esconder o estudo complementar para a ampliação da pista do Aeroporto do Pico — uma obra estruturante para o futuro da ilha, que permanece sem qualquer avanço.
Os deputados que falavam junto ao Aeroporto da ilha, recordaram ainda as declarações do Presidente do Governo, em dezembro de 2024, que classificou o prolongamento da pista, com base no projeto existente, como “um investimento estúpido”.
Recorde-se que a ampliação da pista em cerca de 700 metros, para Oeste, vai permitir a operacionalidade plena das aeronaves de médio curso com maior segurança e redução de cancelamentos. Este é um investimento que ronda os 24 mil euros com financiamento comunitário em 85%.
Para o PS não há justificação técnica nem financeira para que o governo continue a adiar esta obra estruturante para a ilha e lamentam que o governo continue a esconder estudos e a adiar o futuro da ilha.
