

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego informou ontem que estão a iniciar o novo ano letivo 2025/2026 nas Escolas Profissionais dos Açores um total de 873 novos formandos, integrados em 51 novos cursos profissionais de nível IV.
Segundo Maria João Carreiro, são mais 139 novos formandos em relação ao número total de jovens [734] que ingressaram numa Escola Profissional no ano letivo 2020/2021 e mais 13 novos cursos em relação ao número total de cursos aprovados [38] naquele mesmo ano letivo.
Durante a visita à Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, em São Miguel, para assinalar o início do ano formativo nas Escolas Profissionais da Região, a governante destacou os bons resultados, apesar de neste ano letivo ter sido registado um decréscimo de mais de mil alunos nas escolas do Ensino Público.
Entre as áreas de formação com mais matrículas estão Hotelaria e Restauração, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Turismo e Lazer, Produção Agrícola e Animal e Saúde, nas quais estão matriculados 54% dos formandos que agora iniciam o seu ciclo formativo.
Maria João Carreiro enalteceu o esforço das escolas para alinhar a sua oferta formativa com o interesse dos jovens e as necessidades das empresas, frisando que hoje existe mais oferta e matrículas nas áreas que criam emprego na Região.
A secretária regional recordou ainda o investimento de 2,9 milhões de euros através do PRR para modernização dos equipamentos e desafiou os formandos e formadores das Escolas Profissionais a aderirem a programas como o MOOV, pelas oportunidades de valorização pessoal e curricular que oferecem aos participantes.
A titular da pasta da Qualificação Profissional apelou, ainda, a uma participação das Escolas Profissionais no Campeonato Regional das Profissões, no próximo ano.
GRA/RP