As associações de juventude inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis vão poder aceder, em 2026, a um montante global de financiamento de 170 mil euros para a implementação e execução dos seus planos de atividades, nos termos do Despacho da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, publicado hoje em Jornal Oficial.
Este montante representa um reforço de 20 mil euros em relação ao montante aprovado para o ano em curso no âmbito do Programa de Apoio aos Planos de Atividades do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento da Atividade Associativa Jovem (SIDAAJ).
As candidaturas devem ser apresentadas através de formulário eletrónico no portal da juventude, de 1 de novembro a 15 de dezembro, para as associações juvenis, e de 1 de novembro a 15 de janeiro de 2026, para as associações de estudantes.
A publicação do Despacho que estabelece o montante máximo de financiamento das atividades das associações jovens aconteceu à saída do InterAj - Oficina de Capacitação das Associações Juvenis, que decorreu de 24 a 26 de outubro, na ilha do Faial, juntando mais de 50 dirigentes associativos e representantes de associações juvenis.
Durante o InterAj, os participantes tiveram oportunidade de participar em workshops sobre “Gestão Administrativa e Financeira no Associativismo Juvenil”, “Estratégias de Liderança e Desenvolvimento do Associativismo Juvenil” e “A Inovação no Associativismo Juvenil”.
GRA/RP
