

O novobanco dos Açores e o Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores, representado pelo Banco Português de Fomento, formalizou na terça-feira, o arranque do Programa de Capital Participativo Açores II.
Este novo instrumento financeiro destina-se exclusivamente a empresas com sede e atividade na Região Autónoma dos Açores, disponibilizando soluções de financiamento em condições vantajosas, com o objetivo de apoiar investimentos e reforçar a autonomia financeira das empresas.
Diferente do crédito tradicional, o Programa de Capital Participativo funciona como um instrumento de quase capital, permitindo às empresas melhorar os seus rácios financeiros, fator essencial para reduzir o risco de crédito e facilitar o acesso a apoios, nomeadamente fundos comunitários.
O novobanco dos Açores é o único intermediário financeiro a disponibilizar este programa no arquipélago. Segundo o Jornal Açores9, a instituição sublinha que este protocolo reforça o seu papel enquanto parceiro estratégico da economia regional, destacando o compromisso em apoiar micro, pequenas e médias empresas açorianas ao longo do seu percurso.
Acores9/RP