

As deputadas do PSD/Açores Ana Jorge e Salomé Matos sublinharam que a ação da Casa Amiga, na cidade do Porto, “que alojou mais de 350 doentes deslocados da Região e os seus acompanhantes, em 2024, é exemplo do cuidado que o Governo Regional dedica aos açorianos que têm de sair da Região por razões de saúde”.
A infraestrutura foi adquirida em 2022 pelo Governo Regional “e inclui 8 quartos com casa de banho privativa, jardim interior, cozinha, sala e lavandaria.
“A Casa Amiga garante, no norte do país, para além de alojamento, dispõe também de apoio psicossocial a doentes deslocados dos Açores e seus acompanhantes, num ambiente acolhedor e familiar, adaptado às necessidades de cada utente.
A Casa Amiga promove ainda atividades que favorecem a integração dos doentes e acompanhantes na comunidade local, como passeios e iniciativas em articulação com os hospitais de referenciação”.
As deputadas Ana Jorge e Salomé Matos, lembram que, em 2024, aquela valência “alojou 353 doentes deslocados, acompanhou 516 utentes e realizou 1.670 diligências”.
PSD/RP