O Plano e Orçamento da região para 2026 acabaram aprovados na Assembleia Regional, com votos a favor de PSD, CDS-PP e PPM, votos contra de BE, IL e PAN e abstenção de PS e Chega.
Os documentos preveem um investimento público global de 1.191 milhões de euros.
Para José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional, a aprovação dos documentos demonstrou humildade democrática e a importância do diálogo, com a integração de propostas de diferentes forças políticas que reforçaram o documento e mantiveram a sua coerência.
Bolieiro afirmou que este é um orçamento exigente, marcado pela complexidade da execução do PRR e do Açores 2030. Estes fundos representam uma oportunidade única para continuar a transformar as nove ilhas: modernizar infraestruturas, fortalecer a economia, melhorar o bem-estar das famílias e reforçar a sustentabilidade das empresas.
Ao longo dos últimos anos, com dificuldades e recursos limitados, o presidente garante que alcançaram resultados concretos para a economia regional, para a saúde, para o rendimento das famílias e para a qualidade de vida dos açorianos, admitindo que a ambição é sempre fazer mais e melhor.
