Os Deputados Municipais da Madalena reuniram-se na sexta-feira, em Assembleia Municipal, na Casa do Povo de S. Caetano. Esta foi a primeira Assembleia descentralizada.
No período antes da Ordem do Dia, os deputados municipais aprovaram por unanimidade dois votos de pesar, a Nuno Cardoso e a Ângela Sequeira, um voto congratulação ao Futebol Clube da Madalena pela conquista da Taça da Associação de Futebol da Horta, em femininos, na época 2025/2026 e por serem campeões em juniores da Associação de Futebol da Horta na mesma época.
Foram ainda aprovados três votos de recomendação ao Governo Regional. Um sobre a valorização e o reforço do papel das casas do povo nas freguesias e concelho, um segundo sobre o alargamento da distribuição de assinaturas institucionais de jornais com sede na ilha do Pico e um terceiro voto sobre os serviços médico legais, prestados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, na ilha do Pico.
Na ordem do dia, os deputados aprovaram por unanimidade a primeira revisão orçamental, que teve como objetivo criar duas novas rubricas, a proposta de regulamento municipal de concessão de benefícios a antigos combatentes, passando estes a ser compensados no valor do IMI, e a proposta de concessão de benefícios sociais aos bombeiros da Madalena.
Os deputados aprovaram também por unanimidade os acordos interadministrativos de delegação de competências com as juntas de freguesia do concelho, no valor total de 230 mil euros. Estes apoios agora atribuídos têm por base critérios definidos.
Os deputados municipais da Madalena nomearam ainda Sandra Rodrigues e Rubén Macedo para integrar o Conselho Municipal de Trânsito, Vânia Goulart, Mariza Cedros, Ana Evangelho e Sandra Rosa para integrar o Conselho Local de Educação, Diogo Nunes, Beatriz Garcia, Inês Garcia, César Costa e Dino Ventura para o Conselho da Juventude e Paulo Nunes, Tânia Monteiro e Roberto Silva para o Conselho Municipal de Segurança.
