Os deputados Municipais da Madalena reuniram sexta-feira em Assembleia Municipal nos paços do concelho.
No período antes da Ordem do Dia os deputados aprovaram por unanimidade um voto de congratulação, apresentado pela bancada do PS, a Manuel António Silveira, natural da Madalena, pelo mérito e trabalho realizado bem como o prémio Zootécnico recentemente conquistado.
Foram também aprovados três votos de recomendação, apresentados pela bancada do PS, sobre a recuperação urgente de caminhos agrícolas no concelho da Madalena, constrangimentos na exportação de gado vivo e estão preocupados com a falta de verba no próximo orçamento para a ampliação da pista do Aeroporto do Pico.
Foi ainda apresentado um voto de protesto ao GR, apresentado pelo PS, pelos atrasos verificados nas juntas médicas na Madalena e a falta de respostas até ao momento. Os deputados questionam o governo regional para saber quantos doentes estão em lista de espera, qual a duração para uma junta médica e quando a prevê encontrar uma solução.
Ainda na ordem do dia os deputados questionaram o executivo municipal sobre os projetos candidatados ao PRR, o Plano Diretor Municipal e sobre as algas no Porto da Madalena.
No período da Ordem do Dia os deputados municipais questionaram a autarquia sobre o abastecimento de água e os processos de licenciamento.
Foi ainda dado conhecimento pela secção do Tribunal de Contas da homologação e verificação interna da conta de gerência da Adeliaçor e do município da Madalena, bem como a direção geral das autarquias alertou para a taxa de execução da receita prevista no Orçamento inferior a 85% durante os anos de 2023 e 2024. Para o executivo esta percentagem deve-se sobretudo ao não reembolso de alguns projetos candidatados.
Foram também eleitos Roberto Silva, Tânia Monteiro, Débora Silva e Marlene Silva para representar a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Alexandre Amado, Marco Costa, Jorge Pereira e Ruben Macedo para representar o Conselho de Ilha e Vânia Goulart, presidente de junta, e Hélder Silva, substituto, para representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A sessão terminou com a aprovação do Regimento da Assembleia Municipal, com 11 votos a favor da bancada do PS e 9 abstenções da bancada do PSD.
