A Portos dos Açores vai proceder à instalação de um novo sistema de videovigilância no Terminal Marítimo João Quaresma, na Madalena, durante o primeiro semestre deste ano.
A notícia é avançada pelo semanário Ilha Maior que acrescenta que a intervenção visa a substituição técnica do antigo equipamento e será realizada por iniciativa da empresa pública. O esclarecimento surge na sequência de questões levantadas sobre a eventual aplicação de coimas por parte da PSP, relacionadas com a inexistência de um sistema de videovigilância no Terminal.
De acordo com a mesma fonte, o Terminal Marítimo João Quaresma “não está legalmente obrigado” a dispor de um sistema de videovigilância, uma vez que não se encontra abrangido pelo Código Internacional para a Proteção de Navios e das Instalações Portuárias.
Ainda assim, a Portos dos Açores optou por avançar com a instalação do novo sistema, numa medida que pretende reforçar a segurança e melhorar as condições de funcionamento do Terminal, assegurando uma maior tranquilidade para utilizadores, trabalhadores e operadores marítimos.
Ilha Maior/RP
