No âmbito da visita estatutária do Governo Regional à Ilha do Pico, o Grupo Aeroporto do Pico (GAPix) considera imprescindível voltar a alertar para a grave limitação das ligações aéreas diretas entre a Ilha do Pico e a Ilha de São Miguel durante o período de Inverno IATA.
A oitava rotação adicional introduzida à terça-feira entre Ponta Delgada e o Pico revelou-se insuficiente para responder às necessidades da população e à procura existente.
Perante a escassez de lugares disponíveis, multiplicam-se os relatos de passageiros obrigados a recorrer ao transporte marítimo para outras gateways, suportando custos adicionais para conseguirem viajar.
Recorde-se que, recentemente, na Bolsa de Turismo de Lisboa, membros do Governo Regional assumiram como prioridade estratégica o combate à sazonalidade na época baixa. Contudo, o Grupo Aeroporto do Pico admite que não existe coerência entre esse objetivo e a atual política de acessibilidade aérea para a Ilha do Pico.
Assim, este grupo defende o reforço das ligações diretas entre o Pico e São Miguel já no próximo Inverno IATA, com especial incidência entre quinta-feira e domingo, permitindo escapadinhas de fim de semana e estimulando fluxos turísticos de curta duração e que os horários assegurem conectividade aos voos de e para Lisboa e o Porto, via São Miguel, garantindo que residentes e visitantes possam deslocar-se sem pernoitas forçadas ou custos acrescidos.
GAPix/RP
