O Governo dos Açores abriu esta semana o período de candidaturas ao apoio à instalação de jovens agricultores, integrada no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), com uma dotação global de 2,8 milhões de euros.
O apoio destina-se a jovens agricultores que iniciem atividade agrícola, quer em nome individual, quer enquanto sócios-gerentes de empresas agrícolas, criando condições para a entrada de novos agentes no setor, o reforço do capital humano e a adoção de práticas produtivas mais inovadoras e eficientes.
As candidaturas decorrem entre hoje e 3 de julho, estando organizadas em três períodos, de 7 de janeiro a 18 de fevereiro; de 19 de fevereiro a 27 de abril e de 28 de abril a 3 de julho.
Cada candidato pode apresentar uma candidatura por período, através do formulário eletrónico disponível na plataforma gestpdr.azores.gov.pt.
O prémio à instalação é fixado em 55 mil euros para jovens que se instalem como Agricultores a Título Principal e em 15 mil euros para os restantes casos.
O pagamento será efetuado em duas fases: 80% após a aprovação da candidatura e os restantes 20% após a comprovação da execução do plano de negócios.
GRA/RP
