A Associação dos Comerciantes do Pescado dos Açores (ACPA) está preocupada com a informação enviada pela SATA Air Açores no final do ano, informando que a partir de 1 de janeiro de 2026 entram em vigor limitações graves no rastreio de carga aérea em vários aeroportos dos Açores.
Esta comunicação tardia é considerada muito grave, para a Associação pois não deixou qualquer margem ao setor para encontrar alternativas logísticas, se é que estas existem na prática.
Segundo a informação transmitida, os aeroportos das ilhas Graciosa, São Jorge, Faial, Flores e Santa Maria não dispõem, neste momento, de equipamentos de Raio-X conformes com as exigências europeias, o que impede ou restringe severamente o envio de carga húmida (WET) — onde se inclui o pescado fresco.
A Associação dos Comerciantes do Pescado dos Açores apela às entidades competentes para que sejam encontradas soluções urgentes, evitando que várias ilhas fiquem, na prática, excluídas do transporte aéreo de pescado, com graves consequências económicas e sociais logo no início deste ano.
ACPA/RP
