Os Iberian Festival Awards, da APORFEST, celebram 10 anos com o primeiro evento gala a acontecer nos Açores, em março de 2026. Os cinco maiores festivais da associação MiratecArts, com sede na ilha do Pico, estão nomeados.
O Cordas World Music Festival está qualificado em várias categorias dos prémios, com 7 nomeações. Já os restantes festivais da MiratecArts encontram-se nomeados na categoria de Best Non-Music Festival.
O AnimaPIX, festival de animação na ilha do Pico, acabou de celebrar a sua décima edição com os maiores cineastas da animação portuguesa. O festival já planeia a próxima edição, com a abertura de uma plataforma de filmes de animação a 1 de janeiro.
O Azores Birdwatching Arts Festival tem o seu epicentro nas Lajes do Pico e em 2026 terá mudança de datas, ficando agendado para 21 a 27 de setembro.
O Azores Fringe Festival, festival generalista e aberto a todas as artes, acontece pelas 9 ilhas dos Açores no final do mês de maio e em junho, e as propostas de artistas são aceites até final de janeiro.
O Montanha Pico Festival roda pelos ecrãs do Município das Lajes do Pico, Auditório do Museu dos Baleeiros e Auditório da Madalena no mês de janeiro, com a abertura dedicada a produções nos Açores, apresentadas a 8 de janeiro no Auditório Municipal das Lajes do Pico.
A lista das entidades, profissionais, festivais, festividades e eventos nomeados já está disponível no website oficial: www.talkfest.eu/2026-nominees
A votação do público está aberta até 15 de janeiro.
Os Iberian Festival Awards reconhecem os contributos e conquistas dos organizadores de eventos e outros intervenientes do setor dos festivais em 2025. Esta iniciativa visa reforçar as relações ibéricas, otimizar, desenvolver e operacionalizar parcerias eficazes entre os dois países. A próxima edição terá lugar a 14 de março no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, cidade cultural portuguesa de 2026.
MiratecArts/RP
