Com base no mote “Continuo sem saber tudo o que aconteceu no 25 de novembro”, a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, que recepcionou e exibiu o ano passado a exposição “25N”, disponibilizou ao Museu do Pico esta mostra, que estará patente na galeria do Museu dos Baleeiros, a fim de dar a conhecer o que aconteceu durante este período marcante da nossa história.
Esta exposição interativa e apelativa é composta por 15 painéis, com textos curtos, fotografias e QR Codes que remetem para vídeos da época.
Os principais episódios ocorreram durante o Processo Revolucionário como a formação dos partidos depois do 25 de abril, o 11 de março, a reforma agrária, as nacionalizações, o verão quente, entre muitos outros momentos marcantes, que culminaram no 25 de novembro.
A mostra já esteve em mais de 250 escolas de todo o país, na Assembleia da República e em vários locais emblemáticos e é uma verdadeira aula de história, para as gerações mais jovens que nasceram muito depois da transição do Estado Novo para a democracia.
Este trabalho poderá ser visitado até 31 de dezembro, no horário regular de funcionamento do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
Museu do Pico/RP
