Ontem decorreu a Sessão de Encerramento das Comemorações do Centenário do Nascimento de Dias de Melo no Auditório da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.
A iniciativa foi dirigida aos alunos do Ensino Secundário, aproximando as novas gerações da vida e obra de uma das mais marcantes figuras da literatura açoriana.
Ana Brum, presidente da autarquia das Lajes, destacou a relevância de Dias de Melo, natural da Calheta de Nesquim, no panorama cultural açoriano e além-fronteiras.
A Presidente sublinhou a importância de manter viva a memória coletiva e de incentivar os jovens à leitura e ao conhecimento dos autores açorianos, reforçando o papel da escola e das instituições na valorização da cultura e do património literário da Região.
A sessão contou ainda com a exibição de um documentário sobre a vida e obra do escritor, produzido pelo seu sobrinho, Rui Dowling e no final o município das lajes ofereceu a cada aluno e respetivos professores a obra “Vida Vivida em Terras de Baleeiros (1876-1983)”.
MLP/RP
