O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, reuniu com o Secretário Regional de Agricultura e Pescas da Madeira que esteve de visita aos Açores para conhecer de perto a realidade agrícola da Região.
Esta deslocação, que compreendeu várias visitas a explorações de leite, de carne, ao setor hortofrutícola, da apicultura e da banana, permitiu ao governante compreender de perto a realidade da agricultura açoriana.
Na agenda esteve também a análise de dois protocolos assinados em 2022 entre o Governo dos Açores e da Madeira em matéria de agricultura e recursos florestais.
Os governantes estiveram ainda reunidos com a Federação Agrícola dos Açores onde foram abordados diversos temas agrícolas relacionados com as duas regiões.
A título de curiosidade, em 2024, os Açores exportaram para a Madeira um total de 2.540 toneladas de leite, leite em pó, queijo, manteiga, iogurtes e soro.
Em 2025 já foram expedidos 1.271 bovinos para a Madeira, sendo que em 2024 foram expedidos 2.656 bovinos.
Reforçar as trocas comerciais entre os dois arquipélagos foi o objetivo dos dois governantes.
GRA/RP
