

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, esteve quinta-feira na Graciosa a visitar o Centro de Processamento de Resíduos (CPR), na sequência do incêndio ocorrido no passado dia 9 de outubro naquela infraestrutura.
A visita teve como principal objetivo avaliar os danos provocados pelo sinistro, reunir com as entidades responsáveis pela gestão do espaço e acompanhar os trabalhos de limpeza, reparação e reativação das operações.
Durante a deslocação, o governante destacou “a resposta rápida e eficaz dos bombeiros voluntários de Santa Cruz da Graciosa, bem como das várias equipas presentes no teatro de operações, que atuaram prontamente no combate às chamas, limitando a propagação do incêndio, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a segurança de pessoas e bens”.
Com o objetivo de restabelecer a normalidade das operações no Centro de Processamento de Residuos, a Equiambi já fez deslocar para a Graciosa um conjunto de equipamentos e meios técnicos, incluindo um empilhador, estando já em processo de transporte uma prensa, uma pinça para giratória e um empilhador telescópico, bem como um equipamento de enfardamento por rolos.
Entretanto, já chegaram também à ilha equipamentos especializados para corte e desmontagem da estrutura danificada, permitindo avançar com as intervenções necessárias à recuperação do espaço.
GRA/RP