

Depois de umas férias prolongadas, milhares de alunos retomam esta quinta-feira às escolas, ora pela primeira vez, ora para dar continuidade aos estudos em mais um ano letivo.
Na ilha do Pico estão matriculados 1.980 alunos, 900 dos quais no concelho da Madalena.
Na escola da Madalena tudo está preparado, embora estejam ainda a decorrer concursos para a afetação de pessoal docente. No pessoal não docente vão abrir com um défice de 11 a 12 funcionários, estando a escola a encontrar soluções para tentar suprir essas dificuldades, tal como explicou Fernando Luis Oliveira, presidente do conselho executivo da escola.
Outro dos desafios, já vem do ano letivo anterior, com o encerramento da escola do primeiro ciclo na Madalena, obrigando à colocação de grande parte dos alunos no edifício principal.
O presidente informou também que aguardam por respostas do governo regional para várias intervenções no edifício sede.
A quem entra pela primeira vez, ou dá continuidade aos seus estudos, o presidente deixa uma mensagem para que todos trabalharem em conjunto.
Recorde-se que o primeiro trimestre termina a 19 de dezembro, marcando o início da interrupção letiva do Natal.
O segundo trimestre arranca a 5 de janeiro e prolonga-se até 27 de março, altura em que se inicia a pausa da Páscoa e o terceiro trimestre decorre entre 13 de abril e 26 de junho, dependendo do nível e ciclo de ensino, bem como da calendarização das provas finais de avaliação.
Está ainda prevista uma interrupção letiva para o Carnaval, entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2026.
Ao que a Rádio Pico apurou o ensino profissional na ilha do Pico arranca a 22 de setembro.