

A falta de bombeiros para garantir o socorro e emergência no Aeroporto da Horta, condicionou a operação SATA, que cancelou na segunda-feira uma viagem e divergiu outra para o Pico.
O alerta foi deixado pelo Grupo Aeroporto da Horta que explicou, que o voo da SATA, que devia ter ligado a Terceira ao Faial nesta segunda-feira, “foi cancelado” devido à ausência de bombeiros, ao passo que outro voo que faria a ligação entre São Miguel e a Horta, acabou por ser desviado para o Pico, pelas mesmas razões.
Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta, recorda em comunicado que atualmente está definido o horário para o aeroporto da Horta para o período 08h00-20h00. O autarca considera que a entidade gestora da infraestrutura, a ANA-Aeroportos de Portugal, deve alargar o horário normal de funcionamento, pelo menos no período de junho a setembro de 2026, das 08h00 às 22h00, de forma a responder melhor às necessidades do Faial, assegurando condições para o desenvolvimento económico, turístico e social da ilha.