

A Câmara Municipal da Horta apresentou esta semana o projeto de requalificação da Rua da Vista Alegre.
A obra surge na sequência do abatimento inesperado da via ocorrido no passado mês de janeiro.
O projeto prevê a substituição da atual calçada por pavimento betuminoso, o que permitirá a circulação em dois sentidos, otimizando a ligação entre a Zona Alta e a Baixa da cidade, bem como o terminal marítimo da Horta.
Para além das melhorias visíveis à superfície, que contempla uma rotunda, lombas de controlo de velocidade e passadeiras, esta intervenção contempla igualmente uma requalificação estrutural do sistema de drenagem pluvial da Rua da Vista Alegre, com a introdução de novas infraestruturas subterrâneas de escoamento.
Carlos Ferreira destacou que a conjugação desta intervenção com a conclusão da 2ª Fase da Variante à cidade da Horta permitirá uma melhoria significativa no acesso à cidade, assegurando maior fluidez no tráfego e melhores condições para residentes e visitantes.
Neste momento, informou que a Autarquia está a proceder à avaliação detalhada do valor final da empreitada, inicialmente orçada em cerca de 975 mil euros, e a analisar as fontes de financiamento. Caso se confirme o montante indicado, será necessária a submissão do processo a visto prévio do Tribunal de Contas.
CMH/RP