

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas prorrogou até 30 de junho de 2025 o prazo para apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Transição Energética, Digitalização e Redução do Impacto Ambiental no Setor da Pesca e da Aquicultura.
Este programa de apoio, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dispõe de um montante global de cinco milhões de euros. O objetivo é fomentar a modernização, inovação e sustentabilidade nos setores das pescas e da aquicultura na Região Autónoma dos Açores.
São elegíveis deste apoio operações que visem a renovação da frota de pesca, a introdução de soluções tecnológicas para melhorar o desempenho energético, a modernização de processos produtivos, a redução da produção de resíduos no mar e a promoção da economia circular.
Podem apresentar candidaturas os proprietários ou armadores de navios registados nos portos açorianos, operadores do setor da transformação e comercialização de produtos da pesca e aquicultura, organizações de pescadores, empresas aquícolas e entidades públicas com responsabilidades na administração de núcleos e portos de pesca.
GRA/RP