O PS/Açores alertou para os atrasos graves no pagamento de apoios aprovados no âmbito do programa MAR 2030 a armadores de pesca açorianos, defendendo a rápida regularização das verbas em falta para salvaguardar a viabilidade económica das empresas do setor.
A posição foi assumida pelo deputado Mário Tomé, na sequência de um requerimento entregue pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores ao Governo Regional.
Segundo o socialista, várias candidaturas destinadas à modernização das embarcações, reforço da segurança, melhoria da eficiência energética e valorização da atividade piscatória foram aprovadas, com investimentos já executados pelos armadores, mas continuam sem que os respetivos pagamentos tenham sido processados pelo IFAP.
Para Mário Tomé, “não é aceitável que quem investiu, cumpriu regras e executou os projetos esteja agora a suportar sozinho os custos de atrasos administrativos”, sublinhando que esta situação está a afetar a liquidez das empresas e o cumprimento de compromissos financeiros, colocando mesmo em risco a continuidade da atividade em alguns casos.
PS/RP
