No ano passado a Azores Airlines operou 369 voos na rota Lisboa – Pico e foram cancelados 24 voos: 19 por razões meteorológicas e os restantes por razões técnicas.
Também em 2025, a Azores Airlines registou retenção de carga em 7 voos Lisboa - Pico, devido a condições meteorológicas, não sendo possível precisar se foram associadas à condição do comprimento da pista do Aeroporto do Pico ou à necessidade de alternante operacional para situações de voo divergido.
Os dados constam numa resposta do Governo Regional a um requerimento apresentado pelos deputados do Partido Socialista, que adianta ainda que a Azores Airlines não realizou o registo dos voos em que ocorreu a retenção de bagagem de porão por situações associadas ao comprimento da pista.
Recorde-se que, em dezembro, os deputados do PS na Assembleia Regional pediram esclarecimentos ao GR para saber o número de voos programados e realizados para o Pico, informações sobre cancelamentos e causas operacionais e o número de voos em que ocorreu retenção de bagagem de porão por restrições operacionais e associadas ao comprimento da pista do Aeroporto do Pico.
PS/RP
