A ilha do Pico está a iniciar um projeto pioneiro de produção de café, numa aposta que pretende diversificar a atividade agrícola e reforçar os rendimentos dos produtores locais.
A notícia é avançada pelo semanário Ilha Maior, que acrescenta que a nova cultura resulta de uma estratégia entre a Delta Cafés, o governo dos Açores e a Associação de Produtores Açorianos de Café, que desde 2023 trabalham para transformar em cinco ilhas da Região o cultivo numa atividade profissional, capaz de garantir maior produtividade e qualidade.
Segundo a mesma fonte, a introdução desta nova cultura tem despertado curiosidade e expectativa entre os agricultores, que veem no solo e no clima do Pico uma oportunidade para diversificar a agricultura, embora o caminho até à consolidação deste cultivo apresente desafios significativos.
O mesmo jornal adianta ainda que na ilha do Pico, o campo experimental está instalado no Matos Souto, na freguesia da Piedade. As plantas foram testadas em viveiro na Terceira e encontram-se, há dois anos, em observação em condições naturais no solo do Pico.
Ilha Maior/RP
