O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, procedeu na passada sexta-feira à entrega de um conjunto de novos equipamentos destinados a reforçar o Sistema de Proteção Civil dos Açores, num investimento global de 540 mil euros.
O governante explicou que o investimento incluiu equipamentos de proteção individual para todos os corpos de bombeiros e material de apoio logístico na área da Proteção Civil, permitindo “reforçar tanto a segurança dos operacionais, como a capacidade de resposta em situações de emergência”.
No âmbito desta iniciativa, foram entregues três tipos de equipamentos: 150 unidades completas de Aparelhos Isolantes de Circuito Aberto e 100 cilindros de reserva aos corpos de bombeiros da Região que, de acordo com o governante, “permitirão prosseguir com o apetrechamento e a substituição deste tipo de equipamento de proteção individual, assim como reforçar diretamente a segurança, a capacidade respiratória e a proteção individual dos bombeiros em operações críticas, permitindo intervenções mais seguras em incêndios urbanos e industriais”.
Foi também adquirido equipamento para reforçar o dispositivo de alojamento de emergência, composto por 1.035 sacos-cama e 1.900 camas de campanha.
Foi ainda adquirido um empilhador multifunções telescópico, aumentando a capacidade de resposta em situações que exigem mobilização de grande volume de equipamento.
Alonso Miguel recordou ainda que 2025 registou “a maior dotação de sempre”, com 14 milhões de euros e o Plano de Investimentos para 2026 ronda os 12,5 milhões de euros, o segundo maior de sempre.
GRA/RP
