O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação reuniu ontem na ilha do Pico com a Direção do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVV).
Após a reunião António Ventura afirmou que o Plano e Orçamento para 2026 vai potenciar o este instituto, criado este ano, passando a ter autonomia própria.
O secretário recordou que a vitivinicultura está a crescer e destacou o recorde de vindimas deste ano, bem como o recorde de marcas e vinhos certificados. O IVV segundo António Ventura é uma forma de dar resposta a esta dinâmica.
O secretário informou ainda que para o próximo ano estão agendadas várias atividades com o objetivo de promover os vinhos. São exemplos o primeiro concurso de vinhos certificados e a primeira bienal da vitivinicultura.
Recorde-se que a CVR vai ser extinta este ano e o IVV Açores com sede na ilha do Pico, passa a ser responsável pela qualidade, autenticidade e genuinidade dos vinhos e produtos vitivinícolas regionais, através da respetiva certificação, controlo e fiscalização.
