

Mais de 750 crianças e jovens açorianos estão inscritos na edição 2025/2026 da Academia Empreendedora – Escola de Líderes. Os números foram divulgados pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
A 5.ª edição deste programa de educação não formal de crianças e jovens em idade escolar contempla alunos de todos os ciclos de ensino, incluindo Ensino Profissional, de mais de 40 entidades, tais como escolas, IPSS e o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.
Segundo a governante a Academia Empreendedora é um programa que acredita que as novas gerações serão capazes de fazer acontecer, em vez de ficarem à espera que as coisas aconteçam”, sublinhando que “a circunstância pessoal e social de cada jovem não é nem pode ser uma fatalidade, mas antes uma oportunidade para a transformação, o crescimento e a integração.
Durante o ano letivo, os participantes na Academia Empreendedora – Escola de Líderes desenvolvem um programa de formação em competências para o empreendedorismo adequado ao seu nível de ensino e alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as atividades desenvolvidas estão iniciativas como “Empreendedor Por Um Dia”, “Mercadinhos de Natal” e o “Concurso Local de Ideias”, que carimba o passaporte das equipas vencedoras para o I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras.
Maria João Carreiro expressou, por isso, confiança em “mais uma edição de sucesso que irá deixar sementes, lembrando que este programa foi criado para estimular o protagonismo das crianças e jovens, oferecer ferramentas práticas e desenvolver competências essenciais como liderança, trabalho em equipa, gestão de projetos e inovação.
GRA/RP