

Arranca oficialmente esta quarta-feira, a 31.ª edição da campanha SOS Cagarro, que decorre até 15 de novembro, mobilizando voluntários e entidades públicas e privadas em todas as ilhas para salvar os cagarros juvenis — uma ave marinha emblemática do arquipélago.
Coordenada pela Direção Regional de Políticas Marítimas, com o apoio direto da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, a campanha atua para resgatar aves desorientadas pela poluição luminosa, reduzindo o risco de atropelamentos e predadores.
Os Açores acolhem cerca de 75% da população mundial de cagarros, reforçando a sua responsabilidade internacional na preservação desta espécie. Desde 1995, dezenas de milhares de aves foram salvas com a ajuda de escolas, associações, autarquias e cidadãos.
Em 2024, a campanha resgatou 6.388 cagarros, prestando cuidados veterinários a 31 e registando a perda de 273 indivíduos.
Durante a campanha, todos são convidados a colaborar ativamente no salvamento de cagarros, participar em brigadas noturnas e em ações de sensibilização .
Como forma de apoiar qualquer cidadão no salvamento desta ave está disponível a linha SOS Ambiente – 800 292 800 que é gratuita e funciona 24h/dia.
GRA/RP