

Segundo um comunicado do IPMA, o ciclone tropical Gabrielle encontrava-se na segunda-feira a aproximadamente 3000 km a sudoeste do Grupo Ocidental dos Açores, deslocando-se para nor-noroeste.
O centro do ciclone deverá passar entre os grupos Ocidental e Central na sexta-feira (dia 26 de setembro), classificado como Furacão categoria 1. Mantendo-se essa trajetória, prevê-se um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas, à medida que o ciclone se aproxima do arquipélago.
Na sexta-feira, a partir da madrugada, deverá ocorrer precipitação em todas as ilhas, podendo esta ser forte nos grupos Ocidental e Central.
O vento deverá intensificar-se, com rajadas que poderão variar entre os 120 e os 150 km/h de sudoeste, rodando para noroeste.
A agitação marítima deverá igualmente aumentar, com ondas de 7 a 8 metros de altura significativa e altura máxima na ordem dos 14 a 15 metros.
Tendo em conta a distância geográfica e temporal a que o ciclone ainda se encontra, permanece alguma incerteza relativamente à sua trajetória e respectiva intensidade, o que poderá levar a alterações na previsão atualmente disponível.