

O presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, assegurou que a juventude açoriana “é para manter no centro das decisões políticas públicas da Região”, como tem acontecido “no atual contexto governativo”.
O jovem social-democrata falava na sessão de encerramento da XII Universidade de Verão (UV) da JSD/Açores e do PSD/Açores, na Calheta de São Jorge, certame que juntou, durante os últimos quatro dias, 30 jovens das nove ilhas da Região.
O dirigente destacou o facto de haver hoje “mais participação ativa dos jovens” no fenómeno político regional, sendo que, nos últimos anos, “mais de 2600 jovens açorianos participaram em fóruns, reuniões, encontros e atividades várias, contribuindo para o debate, a construção, a avaliação e a reformulação das políticas de juventude”.
Luís Raposo dedicou igualmente palavras ao setor da Educação, “onde se verifica uma descida da taxa de abandono escolar, com acompanhamento personalizado
Sobre a Universidade de Verão, lembrou que “a grande vantagem é garantir que uma geração inteira de jovens desperta para a importância da participação cívica, permitindo que tenham uma voz na construção do futuro coletivo”.
Luís Raposo anunciou ainda que “a próxima edição da UV [em 2026] será na Ilha Terceira.
A sessão de encerramento desta manhã contou com a presença do Secretário-Geral do PSD/Açores, Luís Pereira.
JSD/RP