

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, assinou hoje o despacho que adjudica a aquisição de serviços com vista à elaboração do projeto de execução para a empreitada de construção do novo Centro de Saúde das Lajes do Pico.
A prestação de serviços foi adjudicada à empresa METRO URBE – Projetos e Consultadoria em Arquitetura. Lda. por 493 mil euros (IVA à taxa legal em vigor incluído).
O projeto visa a demolição de armazéns atualmente existentes no local e a consequente construção de um novo edifício que possa responder às necessidades da população da ilha do Pico em matéria de cuidados de saúde primários.
Ao mesmo tempo, deverá atender às necessidades funcionais internas da unidade e à realidade externa, nomeadamente a escassez de estacionamento nas imediações.
Considerando o desnível natural do terreno, estimado em cerca de 7,9 metros entre os dois arruamentos que o delimitam a nascente e a poente, é proposta a construção do edifício em três pisos.
O piso inferior (Piso -2) será destinado a estacionamento coberto para os funcionários e áreas técnicas, com acesso pela estrada junto ao mar, enquanto o piso intermédio (Piso -1) acolherá áreas administrativas, de apoio e armazém, com acesso direto para cargas e descargas.
Já o piso superior (Piso 0), ao nível da estrada regional, concentrará os serviços de urgência, ambulatório e fisioterapia, com acessos distintos para utentes, ambulâncias e público em geral.
Na definição das soluções técnicas e de materiais a empregar, privilegia-se alternativas que impliquem baixos custos de manutenção ao longo da vida útil do edifício, mesmo que em detrimento de uma linguagem arquitetónica mais expressiva.
GRA/RP