

Depois de um ano como projeto-piloto, o Governo Regional dos Açores vai estender o Sistema Centralizado de Gestão de Vagas em Creche a todos os concelhos da região. A notícia é avançada pelo Açoriano Oriental.
Apresentado em maio de 2024, o projeto-piloto abrangeu apenas os concelhos de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo. Criado para controlar melhor as vagas em creche, a lista única levou os encarregados de educação destes dois concelhos a inscreverem as suas crianças na plataforma informática criado pelo Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) para o efeito.
Segundo a mesma fonte, o ISSA realça as cinco mais-valias que o projeto-piloto apresentou: a otimização da resposta da rede de creches, com contrato cooperação com a Segurança Social, bem como a uniformização dos procedimentos de inscrição e admissão em creche em toda a Região e a criação de uma lista de espera centralizada, por concelhos;
O sistema tornou também uniforme os critérios de seleção, contribuindo para a simplificação do processo de inscrição em creche para os agregados familiares, “permitindo que realizem apenas uma inscrição, independentemente do número de creches a que se candidatam”.
E por último, “a otimização, de forma significativa, do conhecimento do real número de crianças em lista de espera para frequentar creche nos vários concelhos da Região Autónoma dos Açores”.
O Instituto da Segurança Social destacou que o projeto-piloto contou com a “recetividade e colaboração” das creches de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, o que permitiu “testar, ajustar e, consequentemente, melhorar, a plataforma informática desenvolvida”.
Por estas razões, e com o balanço a ser positivo, o ISSA revela que o alargamento do Sistema Centralizado de Gestão de Vagas a toda a Região avançará até ao fim deste ano.
AO/RP