

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, apresentou uma nova plataforma digital que vai simplificar o processo de candidaturas a apoios culturais e acelerar os pagamentos aos agentes.
“Passámos de um projeto para uma concretização”, valorizou a governante, reconhecendo que este é um projeto que se iniciou com o alerta por parte dos agentes culturais, de que era necessário evoluir neste processo de candidatura.
Este ano, as candidaturas a apoios culturais, que podem ser feitas até 30 de setembro, já podem ser apresentadas através da nova plataforma (localizada em apoios.cultura.azores.gov.pt) ou no formato tradicional, em papel.
Além do Regime Jurídico de Apoio às Atividades Culturais (RJAAC), será incorporada na plataforma, de forma gradual, a possibilidade de serem apresentadas candidaturas a outros programas de apoio geridos pela Direção Regional da Cultura, como os referentes às filarmónicas, ao património baleeiro, à educação extraescolar ou à preservação do património móvel e imóvel.
GRA/RP