

Segundo dados do SREA - Serviço Regional de Estatística, os Açores registaram,
no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural), mais de 516 mil dormidas no mês de junho, uma subida de 3,2% face ao período homólogo.
No primeiro semestre de 2025, os Açores atingiram 1,9 milhões de dormidas em alojamentos turísticos, o que representou um crescimento de 7% face ao período homólogo.
Em junho, a região contabilizou 151,6 mil hóspedes (mais 1,4%), com uma estadia média de 3 noites, que aumentou 1,8% em termos homólogos.
Com 247 mil dormidas, a hotelaria concentrou 47,8% do total em junho, seguindo-se o alojamento local, com 242,5 mil dormidas (47%), e o turismo no espaço rural, com 26,9 mil dormidas (5,2%).
Enquanto o turismo no espaço rural registou um crescimento homólogo de 11,3% e o alojamento local de 9,1%, a hotelaria apresentou uma quebra de 2,7%.
Considerando apenas hotelaria e alojamento local, que concentraram 94,8% das dormidas, todas as ilhas verificaram uma variação homóloga positiva, em junho, com exceção da Terceira, que apresentou uma quebra de 1,8%.
Santa Maria foi a ilha que mais aumentou o número de dormidas (25,7%), seguindo-se Graciosa (25,6%), Corvo (20,2%) e São Jorge (15,8%).
A ilha das Flores registou um crescimento de 13,8%, o Faial de 10,4%, o Pico de 6,9% e São Miguel de 1,4%.
A ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, concentrou 67,7% das dormidas em hotelaria e alojamento local (331,6 mil), em junho, seguindo-se a Terceira, com 62,6 mil dormidas (12,8%), o Pico, com 31,7 mil dormidas (6,5%) e o Faial, com 29,2 mil dormidas (6%).
SREA/RP