

Foi inaugurada, esta semana, a empreitada de Requalificação do Complexo de Infraestruturas de Porto Pim, na cidade da Horta, na sequência de prejuízos causados pelo Furacão Lorenzo.
Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, explicou que se “tratou de uma intervenção multifacetada, que implicou um investimento de cerca de 800 mil euros, e permitiu a recuperação dos estragos verificados em diversas infraestruturas afetadas pela passagem do furacão Lorenzo”.
O governante especificou que a intervenção permitiu “a reconstrução do paredão de defesa ao longo da orla costeira, assim como, as necessárias condições de segurança para a circulação no troço entre a praia de Porto Pim e as infraestruturas do aquário.
Foi também realizada uma remodelação completa dos balneários e instalações sanitárias da Praia de Porto Pim, com significativos arranjos exteriores, criando instalações que conferem conforto aos seus utilizadores.
Foi ainda requalificada as instalações do Aquário de Porto Pim, com um vasto conjunto de reparações, em coberturas, paredes interiores e exteriores, pavimentos e acessos, mobiliário e equipamentos eletromecânicos.
Para o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, “esta intervenção é sobretudo um testemunho da força na Natureza, que convida a refletir sobre a importância de projetar adequadamente o futuro, numa nova realidade marcada pelas alterações climáticas, que trazem consigo um aumento da frequência e da intensidade dos fenómenos meteorológicos extremos”.
GRA/RP