

Foi publicado esta semana o calendário venatório para a ilha do Pico. O calendário é válido para a época venatória de 2025/2026, que teve inicio a 1 de julho de 2025 e termina a 30 de junho de 2026.
A atividade venatória tem limitações decorrentes do diploma que criou o Parque Natural da ilha do Pico e são definidas duas zonas para a caça à Galinhola. È proibida a caça nas parcelas de áreas Baldias de pastagem que estiverem ocupadas com animais em pastoreio.
A caça à codorniz apenas é permitida nas freguesias de Criação Velha, Candelária, São Mateus, São Caetano e São João e são definidas duas zonas para a caça ao coelho-bravo.
Na época venatória 2025/2026, é permitida a caça do Coelho-bravo, Codorniz, Galinhola, Marrequinha, Narceja-comum, Narceja de Wilson, Pato-real, Piadeira e Pombo-das-rochas.
Os processos de caça, períodos venatórios, horários e limites diários de abates para cada espécie cinegética podem ser consultados no Jornal Oficial da Região.
Em 2025/2026, é proibida a caça à perdiz-vermelha, caçar com uso de furão e na caça ao coelho-bravo, não podem ser usados instrumentos cortantes de qualquer tipologia.
RP