

Decorreu sábado em São Roque do Pico o III Encontro de Juntas de Freguesia, subordinado ao tema “As Juntas de Freguesia enquanto suporte da comunidade: o seu papel no fenómeno dos comportamentos aditivos nas ilhas do Pico, Faial, São Jorge, Flores e Corvo”.
O evento, promovido pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, em parceria com a Câmara Municipal de São Roque e a ANAFRE, reuniu presidentes de junta de cinco ilhas do arquipélago dos Açores, com o objetivo de fortalecer o papel das autarquias locais no combate aos comportamentos aditivos.
Durante o encontro, os participantes assistiram à apresentação de João Coelho sobre “As Catinonas Sintéticas nos Açores”, seguindo-se oficinas de trabalho dirigidas aos presidentes de junta, organizadas em quatro eixos: Prevenção, Redução de Riscos e Minimização de Danos, Tratamento e Reinserção.
As oficinas foram dinamizadas por técnicas do projeto +Saúde, da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências (DRPCD), da USI Pico e o ISSA.
Houve ainda uma intervenção dos Narcóticos Anónimos, e da partilha de experiência de Marco Furtado, presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha, em São Miguel.
O encerramento do encontro esteve a cargo de Pedro Fins, Diretor Regional de Prevenção e Combate às Dependências, que destacou o papel essencial das juntas de freguesia como primeira linha de apoio às comunidades locais, apelando à continuidade da articulação entre os vários níveis de intervenção.
CMSRP/RP