O deputado do PSD, Francisco Pimentel, eleito à Assembleia da República pelos Açores, questionou a ministra Maria da Graça Carvalho sobre os prazos do Plano Sustentável 2030 para a região, face às crescentes dificuldades na sua execução, procurando saber se a reprogramação dos fundos é possível.
“Relativamente à sua visita aos Açores em outubro de 2024, anunciou e está a cumprir uma verba para o efeito de 100 milhões de euros abrangendo projetos. Por razões relacionadas com moras na execução de alguns destes projetos, relacionados com as expropriações e elaboração de peças de arquitetura, há, por parte destes promotores, receio que os prazos da sua execução possam ser ultrapassados. Está o seu ministério a par desta realidade e sabemos que está, e sensível à necessidade de reprogramação e recalendarização destes projetos, de modo a que se garanta a sua execução bem-sucedida”.
Ao enumerar as obras portuárias e aeroportuárias cruciais para os Açores - incluindo a pista da ilha do Pico - a ministra reconheceu a importância e a dimensão destes projetos, e afirmou "não se atrasem porque depois de 2029 não há forma como reprogramar".
“O projeto maior é o porto das Flores, nas Lajes das Flores, eu já visitei. São mais de 200 milhões de euros. Mas temos outros portos e melhoramentos. E temos também infraestruturas aeroportuárias, a pista da ilha do Pico, o aeródromo de São Jorge, o aeródromo das Lajes, o aeródromo do Corvo, o aeródromo das Flores. Portanto, é muito importante que estes projetos não se atrasem. Este programa acaba em 2029 e depois de 2029 não temos forma como o reprogramar”.
