Até ao final deste ano o Governo Regional comprometeu-se a apresentar o projeto e lançar o Concurso Público para o novo Centro de Saúde das Lajes do Pico.
A garantia foi dada por José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional, que falava na ilha Montanha no âmbito da entrega de seis viaturas à Unidade de Saúde da ilha do Pico.
O presidente adiantou que o projeto está a ser alvo de revisão e que a obra deverá custar cerca de dez milhões de euros.
José Manuel Bolieiro: "Até ao final deste ano, é o meu objetivo que o Governo lance o concurso para a respectiva empreitada de construção. Nós estaremos em condições, em articulação também com o poder local, designadamente com o município das Lajes do Pico, que renovou recentemente, no mês de julho, a atribuição do terreno do espaço onde será feita a construção do novo Centro de Saúde, podemos apresentar o projeto para este novo Centro de Saúde.
Ele foi objeto de uma revisão liderada pela senhora Secretária Regional para garantir funcionalidade. Nós todos aprendemos com a experiência. E a experiência dos programas funcionais, sim, que também se tornou um ícone da opção estratégica, por exemplo, para o Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, orienta para uma criteriosa solução funcional. E é este o projeto que foi contratado no final de 2024, entregue, mas que está em processo de revisão, e que a nossa expectativa é que seja apresentado de modo a que ainda até ao final deste ano possamos abrir o concurso para a empreitada e de incluir na proposta do orçamento da Região para 2027 um valor adequado para o início desta obra. A nossa previsão é que esse orçamento rondará os 10 milhões de euros."
