A aeronave “MAGICAL” do grupo Sata deve voltar ao serviço da companhia no dia 20 de abril deste ano, embora possa existir um ligeiro desvio decorrente da calendarização da inspeção obrigatória a realizar pela ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil.
A informação foi divulgada esta semana pelo Governo Regional em resposta a um requerimento do Chega que questionava o executivo sobre o estado da aeronave MAGICAL da Sata Internacional que está estacionada em Toulouse na França devido a um hard landing, ocorrido a 8 de outubro de 2024, no aeroporto de Ponta Delgada.
Segundo o governo este incidente motivou inspeções mandatórias, em conformidade com os manuais do fabricante. Após estas verificações, e com o suporte da Airbus, a aeronave foi declarada operacional, embora limitada a um reduzido número de ciclos, até à substituição preventiva de determinados componentes do trem principal direito.
Em simultâneo e com a inspeção estrutural de 6 anos, ambas programadas para o início de 2025, houve a necessidade de remoção e intervenção oficinal dos dois motores, devido a sinais de degradação de performance.
Assim o governo esclarece que os atrasos da aeronave “MAGICAL” resultam de uma combinação de fatores técnicos, programados e conjunturais, amplificados por demoras significativos na cadeia global de fornecimento de componentes aeronáuticos, em particular peças críticas dos motores.
