A deputada do PS/Açores, Inês Sá, lamentou, esta semana, o aumento da taxa de abandono precoce de educação e formação na Região, alertando que este indicador passou de 19,8% em 2024 para 21,1% em 2025. A deputada defende também a necessidade de esclarecimentos do Governo Regional sobre o cumprimento das metas definidas na Estratégia Educação Açores 2030.
Durante uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga, a parlamentar socialista admitiu que reduzir o abandono precoce da educação e formação exige uma abordagem centrada na prevenção, procurando compreender as razões que levam muitos jovens a afastarem-se do sistema educativo e criando respostas ajustadas às suas necessidades.
Recorde-se que a Estratégia para a Educação Açores 2030 estabelece como meta a redução do abandono precoce para 15% até 2030.
Assim, Inês Sá informou que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista deu entrada de um requerimento dirigido ao Governo Regional por forma a conhecer o ponto de situação do Plano Integrado de Combate ao Abandono Precoce previsto naquele documento, bem como as medidas concretas já implementadas.
PS/RP
